terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os selecionáveis de Felipão

Terceiro Tempo
A primeira convocação de Felipão está feita. Ela traz à tona o que muitos acreditavam ou supunham que iria acontecer, alguns jogadores foram "ressuscitados" pelo técnico.

As surpresas, positivas ou negativas no entender de cada um, foram o retorno de Júlio César, mais uma chance para Ronaldnho Gaúcho e Dante, não o do vôlei, mas o zagueiro que vem atuando bem pelo bom time do Bayern de Munique.

Em minha opinião, Júlio César não merecia a chance. Ele foi, juntamente com Felipe Melo, um dos principais responsáveis pelo fracasso na Copa de 2010. O arqueiro recuperou há pouco a condição de titular do seu time, o Queens Park Rangers. A equipe, aliás, é última colocada na Premier League e tem uma das defesas mais vazadas da competição. Isso não é aditivo algum para uma convocação.

O que soa mais estranho é o fato dele ter sido avisado que estava sendo "monitorado" por Felipão. Será que o técnico ligou para os outros jogadores também? Por que esse favorecimento? Como ficam Cavalieri ou Cássio? Na verdade não ficam, eles não foram lembrados nem como goleiro reserva.

Sobre Ronaldinho, não sei o que esperar. No entanto, eu não o convocaria. Entendo que a intenção de Felipão é tirar um pouco do peso dos ombros de Neymar para dividir com outros grandes jogadores de sucesso. O problema é que não temos esses jogadores e o sucesso que Felipão pensa que os veteranos tenham já não existe mais.

Ademais, a lista estava composta com os seguintes atletas:

Goleiros
Júlio César - Queens Park Rangers
Diego Alves - Valência

Laterais
Daniel Alves - Barcelona
Adriano - Barcelona
Filipe Luis - Atlético de Madrid

Zagueiros
David Luiz - Chelsea
Miranda - Atlético de Madrid
Leandro Castán - Roma
Dante - Bayern de Munique

Volantes
Arouca - Santos
Paulinho - Corinthians
Ramires - Chelsea
Hernanes - Lazio

Meias
Oscar - Chelsea
Ronaldinho Gaúcho - Atlético-MG
Lucas - Paris Saint Germain

Atacantes
Fred - Fluminense
Luís Fabiano - São Paulo
Hulk - Zenit
Neymar - Santos

Alguns jogadores eram presença constante nas convocações de Mano Menezes, outros nunca foram lembrados pelo ex-treinador. De bom tem a volta de Hernanes, de ruim tem a insistência com Hulk.

A lista conta com seis jogadores do nosso futebol, ainda que estejamos no início da temporada. Mais do que qualquer coisa, isso representa um sinal importantíssimo que deve ser levado em consideração pelos atletas convocados, pois o técnico está deixando mais que claro que pensa neles para a Copa do Mundo com a convocação sem que estejam em boa forma física.

Obviamente, há nomes que eram sempre lembrados por Mano e não figuram na lista (que assim seja!). No entanto, nenhuma ausência causa espanto, pelo menos não em mim. Vocês podem dizer que Kaká deveria ser chamado, eu continuo achando que não. Aceito o fato de que ele tenha jogado bem com Mano, mas suas atuações no Real Madrid não acontecem e não se pode convocar para a Seleção alguém que não jogue. É compreensível  que o jogador esteja a se desesperar, tanto a ausência como a impossibilidade de um retorno para o Milan começam a minar suas chances de vir à Copa.

Já foi dado o primeiro passo, os torcedores favoráveis e contrários ao técnico terão assunto de sobra para discutir. No geral, o que será comum à todos é a análise dos amistosos e a torcida para que a Seleção desenvolva um futebol que nos permita ser campeão da Taça das Confederações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário