quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ano novo e temporada nova

Um novo ano e com muito assunto para ser debatido. O blog deseja aos leitores saúde, pois o resto é pode ser conquistado.

O momento da economia nacional permite alto investimento para alguns times, para outros o momento é de fechar o bolso para investimentos futuros. Os que irão disputar a Libertadores também disputarão a Copa do Brasil e a temporada será ainda mais longa, os elencos terão que ser maiores. Podemos observar nos clubes grandes de São Paulo um comportamento distinto. De um lado (Corinthians e São Paulo) o investimento é grandessíssimo, de outro (Santos e Palmeiras) nem tanto.

O São Paulo trouxe Lúcio, um sonho de outrora que agora se realiza. A contratação será, em minha opinião, a melhor da temporada. A seriedade do atleta e sua ambição de defender a Seleção confirmarão isso. A defesa tricolor, que não era boa, vai melhorar. Ainda na zaga, o registro do zagueiro Breno na CBF já foi feito, caso ele seja liberado da prisão alemã reforçará o já forte São Paulo. Nesta onda de contratações para o setor, quem vai rodar é Rhodofo, pois não se tornou um Miranda  e a diretoria pensa que Tolói ainda é jovem e promete mais.

Outros que chegaram são Aloísio que veio do Figueirense, Negueba que veio do Flamengo, e Carleto que volta de empréstimo do atual campeão nacional. O ataque pode ter ainda Wallyson do Cruzeiro, e Eduardo Vargas do Napoli. O número de contratações para o ataque é alto e tem por finalidade encontrar um substituto para Lucas. Neste caso, Vargas é a melhor escolha, pois jogava muita bola quando surgiu como destaque da La U. Além disso, o Napoli já externou o desejo de emprestá-lo.

Uma outra jovem promessa que há tempos é estudada pela diretoria é o goleiro Renan Ribeiro do Atlético-MG. Ele deve ser contratado para ser o discípulo de Ceni que está no ocaso da carreira.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Se de um lado na Barra Funda estarão treinando os campeões do mundo Rogério Ceni e Lúcio, do outro lado do muro ainda não há a certeza de nada. O Palmeiras está estático no mercado, as contratações e renovações precisam ser aprovadas pelo COF (Conselho de Orientação e Fiscalização). Se por um lado o torcedor pode se indignar pela falta de reforços, por outro isso serve para mostrar que há gente lúcida no clube, ou seja, não serão cometidos atos ensandecidos para contratar jogadores.

A equipe precisa de reforços, o número de dispensados e negociados ante ao número de contratados está muito desigual. Até então, os reforços são Fernando Prass, que veio do Vasco, e Ayrton, que veio do Coritiba. Ambos os jogadores são para a defesa. Outros que voltaram e que deverão ser utilizados são Wendel, o volante retorna de empréstimo da Ponte Preta, e Souza, o meia fez ótimo campeonato nacional e retorna de empréstimo do Náutico.

O Verdão deve deixar de lado a história de Riquelme, o argentino poderia ser bom reforço há dois anos, agora não mais. A renovação de Marcos Assunção deveria ser tratada como prioridade, o atleta já está sem contrato e o Palmeiras que viveu por dois anos das bolas paradas dele não deve começar a temporada sem a maior arma.

Alex Silva/AE

O Corinthians investirá ainda mais alto do que fez na temporada anterior. É consenso que para angariar patrocínios cada vez mais altos é bom ser campeão, mas ser campeão com uma estrela é muito melhor. Por isso o clube foi atrás de Alexandre Pato. Aproveitando-se da fase ruim do jovem e do Milan, o Corinthians desembolsará cerca de R$ 40 milhões para ter 100% dos direitos do atacante, segundo o seu procurador GIlmar Veloz.

A equipe, embora campeoníssima, tem algumas carências. Ambas as laterais e a defesa são os setores onde mais é necessário novos reforços. Além disso, o elenco é experiente por demais e precisa ser rejuvenescido. É com essa ideia que o time já trouxe Renato Augusto, meia contratado junto ao Bayer Leverkusen. Outro que deve chegar é Gil, zagueiro do Valenciennes.

A principal missão da diretoria é manter, pelo menos, o elenco titular dos títulos mais importantes do ano anterior. A única baixa poderá ser Martínez que desafiou Tite, o meia força uma volta para seu país e, mesmo que seja um excelente jogador, é bom liberar para que não crie problemas no grupo.

Gustau Nacarino/Reuters

Acredito que quem segue um caminho ainda pior que o Palmeiras é o Santos. O time tem a maior estrela do país e uma das maiores do mundo, mas não tem conseguido, a princípio, montar um time que brilhe como Neymar. Os problemas financeiros afetam o clube que segue na dúvida se usa ou não o dinheiro de Ganso em novas contratações.

O clube já tem acertada as contratações de Neto, zagueiro que veio do Guarani, Guilherme Santos, lateral que veio do Figueirense, e Renê Júnior, meia que veio da Ponte Preta. Os reforços ainda são tímidos.

A principal estrela contratada deve ser Montillo, mas o time santista vive um dilema se tenta o argentino ou luta por Robinho, ídolo do clube. Analiso que Montillo seja uma melhor aposta, até porque o amor que Robinho diz sentir pelo Santos o fez pedir um salário, sem aceitar redução, que não existe nem mesmo para Neymar nem existiu para Ronaldo. Que amor é esse afinal? Outro que deve chegar é Cícero, o meia do São Paulo tem o empresário que possui bons vínculos em ambos os rivais e conseguirá a liberação.

Ramon Bitencourt

Um comentário:

  1. Este é um ano que promete muito para os times paulistas.
    Vendo o ínicio de pré temporada já temos indicios que São Paulo e Corinthians além de já terem seus elencos praticamente montados tem verbas suficientes para os "complementos", diferente de Santos e Palmeiras que não tem ambos (elenco e dinheiros).
    Nas escolhas das contratações arrisco dizer que o São Paulo está trazendo ótimos reforços que tem muitas chances de trazerem resultados, diferentemente do Corinthians que está dando um chute no "escuro" com contratações arriscadas mas se derem certo serão perfeitas, pato volta ao Brasil colocando uma dúvida na cabeça de todos; Será que ele ainda continua com riscos de lesões e o Milan está se livrando do problema? ; Em relação ao Gil é um zagueiro que mostrou duas figuras distintas na carreira enquanto no Cruzeiro era um jogador mediano e recebia várias críticas na França demonstrou um excelente futebol.

    Agora é aguardar e ver o que será esse ano de 2013.

    E por favor não apostem mais de 1 milhão por mês no Robinho rsrsrs.

    Parabéns pelo texto....

    ResponderExcluir