segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O mundo é alvinegro

André Chaco/Arena

O mundo, no dia de ontem, se tornou alvinegro. Isso é um fato, não é porque eu queira ou você queira, mas porque assim foi.

Contradizendo todos os prognósticos, inclusive a afirmação do astronauta que um dia dissera que a Terra era azul, o Corinthians desbancou o favorito e se sagrou campeão.

O jogo, em minha visão, foi parelho. Até verifiquei uma ligeira vantagem do Corinthians. Alguns podem dizer que não, já que Cássio foi eleito o melhor da partida e o melhor do torneio. Sim, ele foi. No entanto, o Corinthians também teve muitas chances, apenas as mandou para fora e o Chelsea acertou no gol, embora tenha parado todas as vezes em Cássio.

Aliás, a atuação do arqueiro foi magistral. Para quem durante cinco anos fizera menos de 30 jogos no PSV, até que ele está muito bem.

O peruano Guerrero também foi devisivo, jogando como um verdadeiro pivô era o jogador do desafogo. Além disso, marcou os dois gols que decretaram o título.

Outros dois jogadores que mereçam destaque: Danilo e Jorge Henrique O meia é mesmo cerebral, troca passes com mestria e consegue acelerar e desacelerar o jogo no momento certo. O atacante mostrou que marca como poucos defensores, sua importância tática é grande, isso serve para calar aqueles que não acreditam que a tática seja importante no futebol.

O técnico Tite começa a figurar como o maior técnico da história do clube. Os números mostram isso e contra os números, talvez, não haja argumentos.

Observando alguns comportamentos aproveitáveis nas redes sociais (menos de 0,05%), eu vejo que a vitória foi simbólica não só para os torcedores do Corinthians. Alguns sentem que a conquista é um resgate da imagem do futebol brasileiro ante o futebol europeu. Além disso, dá mostras de que um time que realmente chegou ao fundo do poço, há alguns anos, pode sair dele e atingir o topo do mundo, se administrado corretamente.

A festa foi grande, mas não completa. O time chegará amanhã para a celebração oficial acontecer. E agora...bem, agora acho que não falta mais nada, o mundo já pode acabar, pelo menos para os Corinthianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário