sábado, 11 de agosto de 2012

A era Neymar?


A verdade não é absoluta, e, quando alguma é concebida na derrota se torna menos influente.

Em 1.990, quando Lazaroni assumiu o comando da Seleção, uma nova filosofia estava sendo estabelecida, a constatação de que o Brasil perdera nos anos anteriores por se preocupar em jogar bonito e não marcar reinava, as mudanças foram feitas deixando-se de lado jogadores técnicos e convocando jogadores aguerridos e que comiam a grama, nesta época, um tal Dunga foi convocado e por seu espírito e determinação em campo a imprensa logo rotulou a nova fase da Seleção como a "era Dunga."

O que se assemelha com a Seleção atual? Chegarei ao ponto.

Por mais que Mano Menezes seja um técnico limitado - como era sabido -, por mais que ele tenha ido para o lugar de Muricy que recusou a proposta e virou as costas para a Seleção (a Seleção é como o exército, nunca se vira as costas para ela), por mais que os jogadores que ele tenha convocado realmente não mereçam estar na Seleção, por mais que Sandro seja ruim, Rafael seja péssimo e Juan não tenha adjetivos que o qualifiquem negativamente, por mais que Marcelo não quisesse jogar na Seleção, além de tudo isso o técnico não é o culpado sozinho.

Eu sou um defensor de Neymar, mas temo pelo futuro. Não sei o que vocês enxergam, mas o que eu enxergo não me satisfaz. Não posso esperar algo de Sandro, Rafael ou Juan, eu tenho que esperar dos que realmente tem algo para dar, e de Neymar eu juro que cansei de esperar. Eu cansei, assim como cansei de esperar por Kaká, Adriano, Robinho e tantos outros, esses que deveriam estar agora realizando a transição do garoto de moicano, como fizeram outros com Pelé em 1.952, Ronaldo em 1.994 e com Kaká em 2.002.

Sendo assim, talvez a culpa não seja somente dele, como realmente não é. Mas, se é gênio como dizem e eu penso que pode chegar a ser, tem que doar um pouco mais, tem que ser um pouco mais. Não cobro que resolva todos os jogos, cobro para que no mínimo ele toque a bola, o fundamento básico do futebol, se não quer toda a responsabilidade para si, jogue com seus companheiros.

Os rótulos são ruins, mas quando colocados sempre tem uma razão. Espero que possa revolver o status em 2.014, pois eu não mais o qualificarei dessa maneira.

Estou cansado de fracassos, se hoje a Seleção não figura sequer entre as 10 primeiras no ranking mundial algo tem de ser feito.

Mano ratificou quando assumiu que deveríamos voltar a ser protagonistas ao invés de coadjuvantes, talvez seja essa a frase certa, estou cansado de ser coadjuvante e isso me relembra Lazaroni em 1.990, que disse que algo precisava ser mudado, espero que o fracasso como daquela vez se transforme em conquista no torneio conseguinte, aí Neymar poderá xingar com a taça em mãos como fez Dunga.

É, acho que talvez seja melhor assim. Eu prefiro assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário