domingo, 29 de maio de 2011

Més que un Club





Eu não era nem nascida quando Pelé foi coroado o rei do futebol, não estava aqui quando Maradona subiu aos céus na Argentina e se tornou Deus, não vi seus times e nem suas seleções jogarem. Mas neste sábado testemunhei mais que um clube, mais que o melhor jogador do mundo em ação, eu e outros milhões espalhados pelo mundo presenciamos o futebol arte levado ao extremo.
Vi um despretensioso gandula levar sua terceira Liga dos Campeões e se igualar a Cruyff, o único a levar o título como jogador e técnico no mesmo lugar até então. Revelado pelo time de base do Blaugrana, Guardiola foi campeão em Wembley no ano de 1992 como jogador e repetiu o feito ontem, como técnico. Um líder que não vê seu time com posse de bola inferior aos rivais desde que assumiu, em 2008. Levando-o assim a 10 títulos em 3 anos no comando.
Vi um garoto de 23 anos conquistar mais títulos que todos os craques que eu não vi. Sim, Messi tem agora 17 títulos, além dos prêmios individuais. Na mesma idade Péle tinha 13, Maradona, 4, Cruyff, 8 e Di Stéfano nenhum. É inegável, não se sabe onde ele irá chegar, se terá em anexo ao currículo uma Copa ou não, mas o bom futebol de La Pulga só faz crescer. Sua vibração depois de seu primeiro gol na terra da rainha foi uma das mais belas passagens do espetáculo. Seus dribles fizeram vítima até o grandalhão Vidic, tido por muitos o melhor zagueiro da temporada.
Vi o maestro Xavi encontrar espaços onde não havia, um baile, exibição de gala. A precisão e a coreografia de um time harmonioso, sem erros.
Vi um garoto de Juazeiro que sonhava em jogar no Bahia tascar um beijo na orelhuda mais desejada da Europa e mostrar o orgulho de ser o que é, brasileiro.
Vi o artilheiro da Copa passada arrancar suspiros do narrador depois de um gol de placa, no ângulo, inacreditável!
Vi um capitão passar sua faixa para a superação e vi Abidal levantar a taça depois de 2 meses de uma cirurgia para a retirada de um tumor.
Vi um time que em toda Liga havia levado 4 gols, tomar 3 em uma única partida. A inabalável superioridade de um Barça formado por jogadores de sua base. As estatísticas não mentem, 19 chutes a gol contra 4, 6 escanteios contra nenhum.
Um dia para a história, o dia em que os Culés exorcizaram os Red Devils no templo do futebol.
Mais que futebol, mais que uma Champions, mais que um clube...
Barça! Barça! Barça!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto parceira, quiçá esse time seja o melhor que eu tenha visto também e pode se deixar ser comparado com o Santos de Pelé.
    Gostei muito dos dados estatísticos que você postou, e você escreve melhor do que eu.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Até eu que não sou uma fã legítima de futebol fiquei impressionada... Não só com a partida, mas com o belo texto representativo

    ResponderExcluir
  3. Carol, gostei do texto, é futebol com poesia, assim como foi o jogo, lendo o texto repara-se na felicidade que foi os 90min

    ResponderExcluir
  4. O grande Garcia Marquez um dia escreveu "literatura" para um tal jogo do Deportivo Junior Barranquilla (Colombia), o jornal foi criticado, o pessoal não gostou muito, mas existe uma diferença... talvez eles não estavam prepararados para associar tão intimamente literatura ao esporte ritualístico que é o futebol. Quando li este texto hoje, não me deparei com um "comentário", mas foi quase um relato torrecial de um dos melhores jogos já vistos. Haja fluxo mulher! Os meus parabéns não serão dados diretamente, eu só espero que escrevas e continues escrevendo, pois assim os teus textos ainda vão descrever jogos de várzea, de perdedores, de calamidades futebolisticas, de passes exuberantes, enfim, dessa àurea divina que o futebol nos proporciona.

    Continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  5. Rafinha, com certeza foi o melhor time que ja vi jogar, assisti 2 reprises dele, como se fosse o filme favorito, espetacular! E não escrevo melhor não, sou novata ainda, segundo texto, aos poucos quero me aperfeiçoar... :)
    Obrigada Tha, que bom que mantive seu interesse mesmo em um assunto que te faça indiferente, quero muitas visitas ainda! :D
    Taka, obrigada! Vindo de um apaixonado por Vinicius, é um privilégio ter o texto associado a poesia, agradeço muito a visita! Você ainda tem um blog?
    Fiii, geralmente meus textos são mais técnicos, exponho estatísticas e busco fazer uma espécie de "narração" do jogo, mas não teve como escapar da emoção, meu foco foi realmente esse, ir além do futebol. Até porque realmente o Barça é mais que um clube, sábado Wembley foi adotado por uma graça divina! Obrigada pela visita, espero continuar escrevendo sim e você faça o mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Essa minina é embaçada hein... vou contratar você para escrever minha BIOGRAFIA... rsrsrs.. bjão

    DVD

    ResponderExcluir